Treze pessoas são detidas na Blitz da Lei Seca e 22 veículos são apreendidos

Treze pessoas são detidas na Blitz da Lei Seca e 22 veículos são apreendidos

Em um total de 201 abordagens na Blitz da Lei Seca neste sábado (13) e domingo (14) em Jaru, realizadas pelo Detran com apoio da Policia Militar e Civil, foram autuados 102 condutores, nas mais diversas infrações de trânsito, e destes, 17 foram penalizados por conduzirem seus veículos sob a influencia de bebida alcóolica, 13 foram conduzidos a UNISP, por estarem com nível de álcool superior ao permitido 0,33 mg/l, infringindo o art. 165 do CTB, os quais responderão pelo crime de embriagues na direção, art. 306.

Segundo a Chefe da Regional de Jaru, Vanessa Krumenauer, o objetivo é coibir a condução de veículos por pessoas sob a influencia de álcool e consequentemente evitar acidentes de trânsito, e para isso as Blitz tem sido constantes.

 

Detran: Ações conjuntas ocorreram em 17 estados brasileiros; mais de 1 mil motoristas embriagados foram retirados das ruas e estradas

 

Para dar início às ações do calendário de mobilização nacional do Fórum Permanente das Operações Lei Seca, foi realizada sábado, 13, até a madrugada deste domingo,14, uma grande ação de fiscalização no trânsito envolvendo as operações Lei Seca de 17 estados do Brasil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante a mobilização, foram abordados 10.993 motoristas. Deste total, 1.037 motoristas com sinais de embriaguez foram tirados das ruas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o trânsito mata 47 mil pessoas por ano no Brasil e deixa 400 mil com alguma sequela. Estes dados colocam o Brasil em 4º lugar no ranking de acidentes nas Américas, atrás da República Dominicana, Belize e Venezuela. Um estudo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, apontou que a Lei Seca salvou 41 mil vidas desde 2008 e poupou ao país mais de R$ 550 bilhões, ao evitar perda de produto e renda. A mobilização nacional foi idealizada com o objetivo de reforçar a necessidade de mudanças de hábitos que geram maior segurança no trânsito.

Com um efetivo de 1.936 agentes, entre PMs, PRFs e agentes de trânsito espalhados pelo Brasil, foram realizados 9.522 testes com o etilômetro e lavrados 823 autos de infração. Ao todo, foram recolhidas 1.610 documentações (CNH e CRLV), 626 veículos foram removidos para depósito e 214 prisões efetuadas. As blitzes foram realizadas em ruas e avenidas de pontos estratégicos em todo o país. As Rodovias Federais tiveram operações realizadas pela PRF.

Para o Diretor Técnico de Fiscalização de Transito de Rondônia, Hugo Correia, essa grande ação repetiu o sucesso da realizada no ano anterior e mais uma vez chamou a atenção da sociedade brasileira sobre os riscos de beber e dirigir, contribuindo para a redução das perdas irreparáveis que decorrem dos acidentes de trânsito consequentes dessa mistura.

Em Rondônia as operações foram realizadas em: Porto Velho, Guajará Mirim, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena, totalizando 18 Operação Lei Seca nesse fim de semana, apesar das fortes chuvas.

 

Os resultados foram os Seguintes:

 

Motoristas abordados: 1.330;

 

Testes Realizados: 1.286;

Autuaçao de Art. 165 (Dirigir sob influência de álcool): 236;

Prisões pelo Art. 306 (Crime de Embriaguez): 157.

Documentos Recolhidos (CNH/ACC/PPD/CRLV/CRV) – 287;

Veiculos Removidos: 172;

Ativo Operacional (PM, PC, DETRAN): 515;

Autor / Fonte: jaru online

Comentários

Leia Também