TCE suspende licitação de manutenção da Avenida Dr. Lerwerger

TCE suspende licitação de manutenção da Avenida Dr. Lerwerger

O processo licitatório de manutenção de uma das avenidas mais antigas e tradicionais de Guajará-Mirim (RO), a Doutor Lerwerger, foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Rondônia devido a várias irregularidades. A medida foi anunciada através do Diário Eletrônico Oficial do TCE por uma decisão monocrática do Conselheiro Paulo Curi Neto. O procedimento seria realizado no último dia 29, mas agora está sem uma nova previsão para acontecer.

Avenida

A Lerwerger é considerada uma das principais avenidas da cidade, com um grande fluxo de veículos diariamente. Os buracos e as poças de lama tomaram conta de vários trechos e dificultam o tráfego, gerando reclamação e revolta da população.

O problema já existe há mais de 10 anos e até hoje não foi solucionado. Anualmente, a Prefeitura realiza obras paliativas e minimiza as péssimas condições, porém, quando a época de chuvas começa o problema acaba se tornando ainda pior do que estava antes.

Como não tem asfalto e drenagem, poças de água se formam durante as chuvas (Foto: Júnior Freitas/G1)

A quantidade de buracos é tão grande que muitos condutores acabam entrando na contramão para tentar achar um pedaço de terra, aumentando assim os riscos de causarem acidentes. O público que mais sofre com a falta de manutenção são os pedestres e ciclistas, que costumam ser molhados de lama quando algum veículo de médio ou grande porte passa pela rua.

Suspensão do TCE

De acordo com a decisão do TCE, o processo licitatório foi aberto visando a contratação de uma empresa especializada para fazer toda a recuperação da Avenida Doutor Lerwerger, que a mais de uma década está em péssimas condições. O contrato da empresa que ganhasse a licitação prevê a pavimentação asfáltica e drenagem em pouco mais de três quilômetros de avenida.

O relatório da decisão divulgado no Diário Eletrônico Oficial aponta que houve várias irregularidades no processo licitatório.

Algumas dessas irregularidades citadas são a falta de recursos orçamentários para a realização da licitação, apresentação dos autos do projeto incompletos e falta da definição com precisão do objeto licitado (a avenida), entre outros fatores apontados.

Reclamação da população

O G1 conversou com alguns moradores que passam pela avenida diariamente para saber o que eles pensam e o que esperam do poder público.

Para o comerciante Justino Laia, que mantém um estabelecimento comercial na avenida há poucos meses, as más condições dificulta o acesso dos clientes e afeta diretamente o negócio.

“Se chove já sei que naquele dia dificilmente vou ter algum faturamento, pois o cliente não consegue chegar até aqui. As ruas ficam alagadas e a Lerwerger se torna um rio. É frustrante essa situação", desabafa.

Já a dona de casa Antônia Sabina Souza conta que na última semana ela caiu porque foi desviar de um buraco cheio d’água e machucou a perna direita.

Com as fortes chuvas, é impossível ver a pista (Foto: Portal Guajará/Reprodução)

“O buraco estava fundo, eu fui desviar do buraco e cai em outro. Um rapaz que estava passando me ajudou a levantar e pegou minha bicicleta”, relatou a moradora.

Prefeitura

De acordo com a Prefeitura, a recuperação da Lerwerger estava prevista conforme o processo licitatório que foi suspenso. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) deve realizar novas obras paliativas, porém, as chuvas são um fator de empecilho para o serviço.

Autor / Fonte: Júnior Freitas, G1 Guajará-Mirim e Região

Comentários

Leia Também