Rondônia é ponto estratégico para o escoamento e exportação de mercadorias da Bolívia para o mundo


Foto Gregory Rodriguez - RondoniaDinamica

Autoridades brasileira e bolivianas, prestigiaram na tarde desta quarta-feira (22), solenidade alusiva ao 1° embarque de exportação de mercadorias da Bolívia pelo estado de Rondônia.

A cerimonia liderada pelo vice governador Daniel Pereira, que contou com a presença do presidente da ALE Maurão de Carvalho e os deputados estaduais Leo Moraes e Lebrão, teve como principal importância, viabilizar os atos preconizados no Tratado de Petrópolis, assinado em 1903 com o estado boliviano, que há 113 anos, ofereceu o escoamento de suas riquezas para o mundo, através da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Foto Gregory Rodriguez - RondoniaDinamica

Durante solenidade, Daniel Pereira enfatizou a importância da parceria entre Brasil e Bolívia e o efeito positivo que ela trará para o estado de Rondônia.

“Em 2015, fomos a Bolívia para tentar encontrar uma saída para o pacifico e acabamos descobrindo que os bolivianos não faziam o escoamento da produção deles pelo pacífico e sim pela Argentina e pelo Paraguai, e o sonho deles era fazer o escoamento pelo Brasil através do estado de Rondônia. Para nós foi uma grande surpresa. Vislumbramos nisso, uma oportunidade de negócio para o estado de Rondônia, pois quanto mais atividade econômica tivermos aqui mais oportunidades de empregos e negócios teremos e com isso um futuro muito promissor para a economia rondoniense.

O que nós estamos fazendo hoje, é reatando algo que começou há mais de 100 anos com o tratado de Petrópolis que com a construção da EFMM, visava oportunidade para que o governo boliviano escoasse sua produção, e por razões históricas acabou não dando muito certo, tanto é que a ferrovia não existe mais.”

Situação portuária e produção bovina

Foto Gregory Rodriguez - RondoniaDinamica

O vice governador questão de lembrar o começo de todo o processo portuário.

“Há 20 anos, eu era presidente da Comissão de Constituição e Justiça na ALE, onde ajudei a aprovar uma autorização para que o Governo do Estado firmasse parcerias para que fosse criado o Porto Organizado de Porto Velho. Hoje, nós temos uma capacidade entre porto público e privado de 12 milhões de toneladas e estamos usando apenas a metade dessa capacidade [...]  

Uma das expectativas nossas é o mais rápido possível consolidar o processo de instalação de redes elétricas no porto público, para que toda carne produzida no estado de Rondônia, saia para qualquer destino do planeta partindo de Porto Velho [...]

E concluiu:

E é interessante que hoje, após 100 anos da criação da palavra Rondônia, o porto da capital é o único porto público alfandegado da região Norte, com condições de vender, exportar e escoar sua produção pra qualquer canto do mundo e essa é uma conquista do povo rondoniense. 

Autor / Fonte: RondoniaDinamica.com

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