Raupp busca reeleição e Cassol o governo, Expedito está entre favoritos, Senado já tem até pré-candidato a 1º suplente



Senado –
Às eleições gerais (presidente da República, duas das três vagas ao Senado, governadores, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) de 2018 provocam manifestações diversas de lideranças públicas dispostas a enfrentarem as urnas. As duas vagas ao Senado, hoje ocupadas por Valdir Raupp (PMDB-RO) e Ivo Cassol (PP-RO) são as que provocam maior desejo e hoje, vários nomes estão se manifestando como pré-candidato.

Raupp/Cassol – Raupp é pré-candidato à reeleição e não nega sua pretensão publicamente e já trabalha para isso. Cassol tem problemas com a Justiça, mas se conseguir limpar sua ficha estará na disputa, mas não à reeleição, mas sim ao governo do Estado, na sucessão do governador Confúcio Moura (PMDB). Cassol já foi governador em Rondônia em dois mandatos seguidos e não esconde que o sonho político é voltar a governar o Estado.

Expedito/Fátima – Os ex-senadores Expedito Júnior (PSDB) e Fátima Cleide (PT) estão na lista de pretensos candidatos ao Senado no próximo ano. Expedito é o nome de maior expressão entre todos os pretendes e, como agora está em condições de disputar sem liminar, como ocorreu em 2016 ao governo do Estado é o favorito para uma das vagas. Fátima Cleide é ficha limpa e, por enquanto é o nome do PT, hoje bastante fragilizado, para entrar na disputa em condições de sucesso.

Zebras – Na disputa pelas duas vagas ao Senado também estão nomes que, apesar de militarem na política há anos, ainda não conseguiram sucesso, como são os casos do professor Francisco Pantera, do PCdoB e do advogado Caetano Neto, ainda sem partido, que já demonstram disposição em entrar na disputa pelas duas vagas de senador. Pantera já disputou eleições o mesmo ocorrendo com Caetano, que preside a Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania de Rondônia.

Suplente – Caetano Neto, que disputou uma das vagas à Assembleia Legislativa (Ale) em 2014, sem sucesso, disse que está em busca de um partido para se filiar e que já teria até o pré-candidato a 1º suplente, o radialista Arlindo Xavier, que apesar de ter ultrapassado a barreira dos 90 anos é considerado um exemplo do saber. Como os eleitores brasileiros já elegeram Juruna, Tiririca, Cacareco, por que não votar em duas pessoas do bem, cultas, identificadas com o povo e ficha limpa?

Respigo

Ji-Paraná está em festa desde as primeiras horas da manhã de hoje (24) com a abertura da sexta edição da Rondônia Rural Show, feira de negócios de maior importância do Estado. A organização é do governo do Estado, via Secretaria da Agricultura-Seagri +++ Até o próximo domingo (27), data do encerramento da mostra estarão sendo efetuados negócios relacionados ao setor produtivo rural com financiamentos do Basa e de outros estabelecimentos de crédito. Promessas de juros baixos e crédito elevado aos investidores +++ Porto Velho tem uma cadeia de hotéis das mais respeitáveis e sem a devida ocupação, justamente por falta de eventos representativos. A Expovel, uma das mais importantes feiras-agropecuárias do Norte do País desapareceu e nada foi –ou está– sendo feito para reativá-la, apesar de a capital ter o maior rebanho bovino do Estado +++ Ji-Paraná, além da Rondônia Rural Show, que está sendo realizada esta semana, tem a Expojipa. No período das feiras hotéis, restaurantes, bares, postos de combustíveis, supermercados e comércio em geral aumentam as vendas de forma elevada, exemplo que deveria ser seguido pela capital +++ Hoje (24) é feriado em Porto Velho. Dia da Padroeira do município, Nossa Senhora Auxiliadora. 

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Leia Também