Inadimplência em alta preocupa entidade do comércio 

Inadimplência em alta preocupa entidade do comércio 

O levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná apontou que no comércio local a inadimplência ultrapassa os 29 milhões de inadimplência pessoa física durante os últimos cinco anos.

Dado este preocupante, uma vez que o Natal está chegando, e como é considerado a melhor data de vendas para o comércio, é preciso modificar esta situação. Pois esta inadimplência pode comprometer o movimento do comércio local, que consequentemente afeta a economia. “Nós analisamos que o principal fator para o índice elevado da inadimplência não foi o desemprego, pelo contrário, foi o custo de vida que ficou mais alto e as parcelas que antes cabiam no orçamento passaram a não ser quitadas pelo consumidor”.

 Segundo Nayara Trindade, administradora da CDL, durante análise foi verificado que a média de salário do trabalhador é de R$ 1874,00 e que mais da metade está comprometido com dívidas, que somam o total de R$ 1.027,00. Por estes dados, é possível afirmar que 30% da população adulta está endividada. Somados são mais de 28 mil CPF’s com restrição.

Uma alternativa para minimizar o impacto dessas dívidas no comércio local é conscientizar as pessoas a limpar o nome, o que não é difícil, uma vez que na maioria dos casos com a primeira parcela do 13º salário é possível quitar pelo menos 80% da dívida, senão toda a  dívida. “Acreditamos que é o desejo de todo consumidor iniciar o ano com crédito na praça e nome limpo, por isso estamos com uma ação que visa reduzir a inadimplência e proporcionar ao consumidor a chance de voltar a comprar novamente”, finalizou Nayara.

Diante da atual conjuntura, a CDL de Ji-Paraná promoverá o Feirão Limpa Nome, cuja finalidade é reduzir os índices de inadimplência e proporcionar ao consumidor para que ele possa ter novamente crédito na praça.

FEIRÃO LIMPA NOME

O Feirão Limpa Nome será realizado de 19 a 30 de Novembro no comércio de Ji-Paraná. A ação prevê taxas de juros de até 2% e o reparcelamento da dívida, condição esta que permitirá a quitação da dívida e a exclusão nome do consumidor do registro de banco de dados.

As empresas com interesse de participar da campanha devem procurar a CDL de Ji-Paraná, firmar o contrato e se responsabilizar de cumprir com as regras da campanha.

A expectativa da organização, é recuperar pelo menos de 08 a 10 milhões de inadimplência. 

Autor / Fonte: Site Rul

Comentários

Leia Também