Como usar o Facebook para divulgar o seu pequeno negócio

Como usar o Facebook para divulgar o seu pequeno negócio

Acredito que nos seus círculos de amizade pouquíssimas pessoas não possuem uma conta no Facebook, não é mesmo? Essa rede social há décadas está entre as mais populares e mais utilizadas.

Mas quem pensa que essa rede comandada por Mark Zuckerberg é um reduto apenas para memes humorísticos e assuntos cotidianos está muito enganado. O Facebook pode auxiliar muito o pequeno empreendedor.

Isso não é surpresa, nessa rede social se encontram os mais variados perfis de consumidores, o que a torna um excelente espaço para o empreendedor divulgar o seu negócio e interagir com os seus clientes e, inclusive, angariar mais clientes.    

Sendo assim, tão importante quanto contar com uma boa hospedagem de sites para o seu projeto na web, é saber também como usar o Facebook a seu favor.

Facebook – O seu aliado de negócios

É difícil nos dias de hoje encontrar alguém que ainda desconhece a dinâmica do Facebook. Por meio dessa rede social é possível postar vídeos, imagens, textos, fazer parte de grupos e interagir (publicamente ou não) com outras pessoas.

Além disso, essa rede oferece características específicas que visam auxiliar quem gerencia algum tipo de empreendimento. Vale a pena estar por dentro dessas funcionalidades.

Tenha uma Fanpage

As chamadas Fanpages consistem em páginas elaboradas para serem, conforme o próprio nome indica, espaços destinadas para os seguidores de um determinado assunto.  

De maneira distinta de um perfil convencional nessa rede, as Fanpages reúnem pessoas interessadas em um determinado assunto, pode ser um artista, uma causa social ou, para quem é empreendedor, o seu negócio.

Elas são uma maneira bastante eficiente de auxiliar quem tem um pequeno negócio e almeja expandir a interação com o seu público-alvo.

Além disso, criar uma Fanpage não é difícil. É um processo rápido e intuitivo como criar um blog. O próprio Facebook conta com tutoriais que irão auxiliar você, caso tenha qualquer dúvida durante o procedimento.

Outro aspecto benéfico das Fanpages é que elas não delimitam o número de fãs que a sua empresa pode ter, bem como permitem a criação de abas personalizadas seguindo a identidade visual do seu negócio.

As Fanpages também permitem a publicação de anúncios e também a análise de dados importantes, como o engajamento do seu público nas postagens, curtidas, horários de acesso e mais uma série de detalhes pertinentes.

Utilize o Facebook Ads

Você pode utilizar para a sua Fanpage apenas o alcance orgânico do Facebook, ou seja, o alcance não pago. Em contrapartida, o seu alcance será limitado, o que convenhamos, não é vantajoso para o seu negócio.

Para sanar esse empecilho, a alternativa ideal é utilizar o Facebook Ads. O custo-benefício é positivo, pois vai ampliar a divulgação do seu negócio possibilitando que você crie anúncios e campanhas na rede social.

De uma maneira geral, o Facebook Ads permite que você direcione como e para quem as suas mensagens irão chegar. Atualmente a interface dessa plataforma admite anúncios dos mais variados formatos e tamanhos.

Os anúncios também correspondem aos seus objetivos de negócio. Nesse caso você pode promover reconhecimento de marca, obter mais alcance de pessoas, direcionar o tráfego para outra página (o seu blog ou uma landing page), enfim, as possibilidades são variadas.

Use o Facebook Video Ads

Os vídeos são os queridinhos da atualidade. O sucesso de sites como Vimeo e Youtube é uma prova disso. A quantidade de pessoas que produzem conteúdo em vídeo e que acessam esses conteúdos também atestam isso.

Além disso, a facilidade que os dispositivos móveis trazem para você assistir a um vídeo onde quer que você esteja também permite o êxito desse formato em nosso dia a dia.

É óbvio que o Facebook não iria ficar de fora e por isso traz o Facebook Video Ads, possibilitando que o empreendedor possa divulgar o seu pequeno negócio por meio do formato vídeo.

Já está comprovado: os vídeos possuem um grande apelo entre todos os tipos de público. Se o seu negócio faz parte do ramo alimentício, por exemplo, vídeos mostrando comida em diversos ângulos podem ser tentadores.

Já se o seu empreendimento for um pet shop, lembre-se que cãezinhos e gatinhos fazem um enorme sucesso no Facebook. Ou seja, não importa o segmento do seu negócio, vídeos são muito influentes.

Use o Facebook da maneira correta

Seja por meio de vídeos, textos e imagens, o fato é que uma Fanpage terá a eficiência que você espera se for utilizada com planejamento e foco.

Sendo assim, aquelas dicas para blogs como ter um cronograma de postagens, investir em conteúdo criativo, por exemplo, também valem para a Fanpage do seu negócio ser um ponto vantajoso.

Lembre-se também de ficar atento para estatísticas que o seu Facebook traz para a sua Fanpage. Por meio delas você tem dados precisos a respeito do impacto das suas postagens na sua audiência.

Conclusão

Divulgar o seu pequeno negócio, interagir com o público e até angariar mais clientes é o que está nos planos de qualquer empreendedor.

Portanto, usar o Facebook, uma das redes sociais mais populares da atualidade, é mais do que uma alternativa, é um requisito tão importante quanto ter um nome de domínio.

Autor / Fonte: Assessoria

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