Colheita da soja termina; produtividade aumenta, mas preço decepciona

Colheita da soja termina; produtividade aumenta, mas preço decepciona

Já terminou a colheita da soja em Cerejeiras. Conforme as expectativas, motivadas pelo clima bom deste ano, os plantadores colheram uma safra melhor que a de 2016. Mas não chegou a ser, necessariamente, uma “supersafra”. Também não quer dizer que os fazendeiros vão ganhar muito dinheiro com a lavoura nesta produção de 2017, pois o preço do grão não ajudou muito.

Segundo o plantador e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cerejeiras e Pimenteiras, Jair Gollo, a safra teve um crescimento ligeiramente maior que a do ano passado. “Teve um aumento de cerca de 10 por cento nesta colheita. A média de produtividade foi de 53 a 54 sacas por hectare”, disse o plantador e sindicalista.

O que não ajudou neste ano, no entanto, foi o preço. “Vendemos a uma média de R$ 55,00 a saca de soja. No ano passado foi vendida a uma média de R$ 65,00 a saca”, disse Jair Gollo ao FOLHA DO SUL ONLINE por telefone nesta quinta, 25, pois participava da Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná.

Por outro lado, no ano passado a safra foi ruim. A falta de chuva na semeadura e na colheita causou um prejuízo de até 20 por cento na produtividade da soja.

Autor / Fonte: Folha do Sul / Rildo Costa

Comentários

Leia Também