Arruaceiros na praça, queimadas já ameaçam o meio ambiente, “Podemos” está se organizando em Rondônia

 Baderna – A madrugada dos moradores das imediações da Praça Padre Chiquinho, no Bairro Santo Antônio, conjunto São João Bosco em Porto Velho tem sido conturbada nos últimos dias. Desocupados e dependentes de drogas estão usando a praça como “ponto de encontro” com gritos e berros durante as madrugadas. É necessário que a polícia faça um “rapa” no local, para que esses baderneiros façam arruaças em outros locais, de preferência na cadeia. 

Queimadas – A chegada do verão amazônico (seca) representa vários meses sem chuvas. Apesar da umidade elevada, que favorece pastagens e a agricultura as queimadas preocupam, porque ajudam a devastar a região. A falta de um controle efetivo das queimadas criminosas, além de prejudicar o setor agrícola, ainda, afeta a população devido à incidência de doenças respiratórias superlotando postos de saúde, prontos socorros e hospitais.

Controle – No município de Porto Velho, o maior de Rondônia a luta contra as queimadas criminosas já teve início, mas já é possível perceber que estão queimando áreas sem permissão dos órgãos ambientais. Dizer que o controle é impossível é querer se abster da responsabilidade, porque a engenharia eletrônica atual permite o domínio do território. Os órgãos de controle ambiental devem redobrar o trabalho e as autoridades constituídas evitar a maior maldição do país, que é a corrupção, que “facilita” as queimadas ilegais.

Podemos – Utilizando o que restou do PTN o novo partido, “Podemos” se prepara para disputar as eleições gerais do próximo ano. E já tem o pré-candidato a presidência da República, o senador mais bem votado do país nas eleições de 2014, Álvaro Dias, do Paraná reeleito com 4.101.848 (77% dos votos válidos). Álvaro foi vereador em Londrina, deputado estadual e federal, governador pelo Paraná e está no segundo mandato de senador.  

Rondônia – O partido que deverá ter no comando do diretório nacional Álvaro Dias, hoje no PV, também se articula em Rondônia. O ex-vereador João Bosco da Costa, o Bosco Federal deverá comandar o “Podemos” no Estado. Bosco pretende disputar uma das 24 vagas a deputado estadual nas eleições do próximo ano e está tudo caminhando para ele organizar o novo partido em Rondônia. Caso Bosco assuma o comando do “Podemos” no Estado, Álvaro Dias estará muito bem representado pela conduta ilibada do ex-vereador.

Respigo

Muitas reclamações sobre o atendimento de média e alta complexidade, que deveria estar sendo feito pelos municípios polos na área de saúde pública no interior do Estado. Vilhena, Rolim de Moura, Ariquemes e Ji-Paraná, os quatro polos interioranos não estariam cumprindo com suas obrigações e “empurrando com a barriga” para o Estado cumprir os procedimentos +++ Os médicos são pagos com dinheiro do SUS para os atendimentos de alta e média complexidade, mas não estariam cumprindo com suas obrigações. O Conselho Estadual de Saúde (CES), presidido pelo sindicalista Raimundo Nonato Soares deveria saber o que de fato está acontecendo e, se for o caso, abrir auditorias +++ O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) desde a última quinta-feira (22) percorre o interior do Estado cumprindo ampla agenda política e social. No sábado (24) tem compromisso no evento 21º Clamor do Povo de Deus (Louvor e Palavra) e no domingo (25) estará em Guajará-Mirim na solenidade de abertura dos Jogos Escolares de Rondônia-Joer 2017, fase regional a partir das 18h.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também